Baldassarri (7) wins in Jerez from Lopes, Perez and Oettl Red Bull
Lorenzo Baldassarri, o atual campeão do Red Bull MotoGP Rookies Cup, recuperou para ganhar, de forma incrível, a 2.ª corrida em Jerez. O italiano de 15 anos “roubou” a vitória em cima da linha de chegada ao português Ivo Lopes, com o espanhol Diego Perez a conseguir o 3.º lugar, repetindo o lugar de sábado.

“Foi uma corrida fantástica,” afirmou Baldassari. “Estava no meio de um grupo grande e estávamos todos fortes. O que foi bom para mim foi encontrar o ritmo certo para a minha KTM e sentir-me confortável nela. Consegui andar bem até chegar à frente. Sabia que as últimas voltas iam ser difíceis, por isso na última volta só tentei fazer a volta perfeita e ter esperança.”

“No início do ano tive alguma dificuldade em me adaptar da 4 tempos à de 2 tempos nos testes do Estoril, pensando que seria impossível. Agora já sei que é possível,” disse o piloto, com o seu sorriso contagioso. “Vou para o Estoril, na próxima semana, com muito mais confiança.”

Claro que Ivo estava menos feliz com o seu resultado mas conseguiu ver os pontos positivos. “Foi uma corrida simplesmente incrível. Penso que eramos 20 pilotos num grande grupo, inacreditável. Foi muito duro, continuei a dar tudo, a puxar e puxar até chegar à frente. Depois tentei a vitória, pensei que a tinha conseguido enquanto passava a linha…depois vi Baldassarri. Pelo menos vou para a pista do meu país a saber que consigo. Apenas a vitória será um bom resultado aí.

Para Perez a sua 2.ª viagem para o pódio foi tão boa como a 1.ª. “Claro que depois da corrida de ontem sabia que podia fazer um bom resultado mas desta vez havia muitos pilotos. Trabalhei muito e fugi dos problemas. Mais uma vez foi tudo decidido na última curva e quem conseguiu fugir ao grupo da melhor forma.”

Florian Alt, que tinha ganho a 1.ª corrida, foi forçado a abandonar com um problema elétrico, isto depois de estado na liderança. Não foi o único que liderou a corrida e não acabou a prova, Kyle Ryde e Scott Deroue estiveram na frente mas foram ultrapassados por Aaron Espana na 10.ª volta das 16.

O britânico de 14 anos, Bradley Ray, que tinha saído do primeiro lugar na corrida de sábado foi, mais uma vez, um dos líderes e parecia estar bem encaminhado, como na 1.ª corrida, mas não aguentou mais uma vez. Foi apanhado num acidente de 3 motos na volta 10. “Espana foi para a minha frente e toquei na moto dele, senti um grande abanão mas tive a sorte de me aguentar em cima da moto e continuar em pista. Perdi muito tempo para os da frente mas esforcei-me e juntei-me a eles na última volta,” explicou o 5.º classificado.

Espana explicou o acidente. “Ray foi para cima de mim enquanto travávamos e foi forçado a ir demasiado para dentro e a frente fugiu, não pude fazer nada para evitar,” afirmou o espanhol, o que era previsível acontecer, já que era um grupo muito grande na corrida.
Um acidente identico aconteceu na última curva da 13.ª volta com Karel Hanika, outro dos líderes iniciais, chocando com Lukas Trautmann, o austríaco que tinha subido do meio do pelotão para chegar à frente da corrida. “Estávamos todos a travar para a curva,” explicou Hanika. “Depois Alt apareceu à minha frente e tive de me desviar e depois toquei em Lukas, foi mero azar.”

Quando isso aconteceu tinham acabado de ultrapassar Philipp Oettl na corrida para a curva à esquerda apertada, com o alemão a não aguentar a pressão e a perder a liderança. Recuperou e terminou em 4.º. “Não foi uma má corrida, mas ainda não foi boa o suficiente. Era um grupo enorme e tive de dar tudo para chegar à frente. No fim o pneu traseiro estava acabado, foi melhor e não tão mau quanto ontem, a suspensão também esteve melhor mas ainda não esteve bem, por isso acho que podemos melhorar no Estoril. Sei que tenho de ser mais agressivo,” analisou o jovem piloto.

As corridas 3 e 4 da época do Rookies Cup será no próximo fim de semana, a 5 e 6 de maio no Estoril, em Portugal.
 

 
Corrida 2 Classificação | Download PDF

Classificação Geral | Download PDF

Corrida 1 vídeo completo

Corrida 2 vídeo completo
 
Este artigo foi escrito segundo o novo acordo ortográfico.


 

Detalhes