RBMA Porto Hub 2012 Dia 1

Numa rua do mercado do Bolhão carregada de flores e cheiros há uma loja onde nada se vende e tudo se oferece: a rádio que o Red Bull Music Academy Porto Hub 2012 plantou num dos mais icónicos lugares da cidade promete um sonzão para a semana que se estende até ao próximo dia 11. Entrevistas, música, e dj sets servirão de banda sonora para uma tranquila, mas audível invasão da cidade protagonizada por músicos e criadores diversos.

A Favorita vai acolher uma exposição work in progress organizada pela galeria Dama Aflita, mas vai igualmente ser palco para concertos de hora de almoço, conversas de sofá à tarde e dj sets à hora do chá. E esta programação está totalmente aberta ao público: PHASE, N.A.C.O., IVVVO, The Bigger Banger Theory e Voxels comandam a música numa casa onde ainda está instalado o estúdio onde o músico norte-americano James Pants irá conhecer os seus interlocutores nas Invicta Jams: Biru, Jonathan Saldanha e os HHY e ainda os Black Bombaim. Menos de 24 horas para se conhecerem, inspirarem mutuamente e apresentarem-se ao vivo em três espaços distintos da cidade – Miss Opo, Plano B e Passos Manuel.

null

O Red Bull Music Academy Porto Hub 2012 também propõe diferentes formas de olhar para a cidade: do alto da Torre dos Clérigos e durante toda a semana as vistas desafogadas de postal ilustrado são condimentadas com as especiarias do dubstep de produção local enquanto as 12 cabines do teleférico de Gaia são invadidas pelo som que a Unesco declarou agora ser património imaterial da humanidade – o fado.

null
 

Paralelamente a tudo isto, e como é habitual no universo da Red Bull Music Academy – que este ano tem o seu quartel-general em Nova Iorque – também neste Hub trataremos de sentar gente no sofá para lectures que pretendem não apenas clarificar o espírito da Academia, mas sobretudo partilhar experiências e histórias. James Pants e DJ Ride vão sentar-se no sofá que o Red Bull Music Academy Porto Hub 2012 estendeu até à capital europeia da cultura, em Guimarães, perante uma comunidade de criadores locais. De regresso ao Porto, a dupla britânica Plaid – heróis celebrados da cultura de música electrónica mais avançada – levará a sua lecture até ao Hard Club numa sessão aberta ao público em geral onde os sons e as palavras servirão de coordenadas a uma viagem que se prevê intensa.

Sonzão no Bulhão, dubstep na Torre, fado no Teleférico, discos e riscos na favorita, sofás no Berço e no Hard Club e no final, a cereja no topo do Pitch: uma festa de encerramento da extraordinária semana pensada pelo Red Bull Music Academy Porto Hub 2012 em que três espaços distintos serão ocupados por uma verdadeira embaixada de artistas: um bar curado pela Oblá FM de Maze por onde passarão Capicua, sair, Swinging Rabbits e Branches; um piso 1 onde o participante da Academia edição Madrid Jorge Caiado se cruzará com James Pants e com os Plaid e um piso 2 curado pela Lovers & Lollypops onde se apresentará um alinhamento com Amazonas, Ghunagangh, Throes, The Shine e o Lovers & Lollipops Soundsystem.

Dissémos semana intensa? Rodem o botão até ao 10, coloquem a cabeça entre as colunas, fechem os olhos e admirem a paisagem. Este é o Red Bull Music Academy Porto Hub 2012.
 

Este artigo foi escrito foi escrito segundo o novo acordo ortográfico.

Detalhes