Nigel Lamb and Paul Bonhomme Getty Images for Red Bull Air Race

O britânico Paul Bonhomme ficou no primeiro lugar da classificação desta quinta-feira, no arranque dos treinos cronometrados da Red Bull Air Race no EuroSpeedway, em Lausitz. Por seu turno o alemão Matthias Dolderer garantiu um forte segundo lugar, numa manhã quente de verão, antes da final da temporada de 2010 que decorre este fim-de-semana. Haverá ainda uma segunda sessão de treinos na quinta-feira à tarde e duas na sexta-feira, antes da sessão de qualificação de sábado e da corrida de domingo.

Bonhomme, que detém uma vantagem de cinco pontos no campeonato sobre o austríaco Hannes Arch, parou o relógio em 1:14.99 na pista criada no interior do circuito de corridas de automobilismo EuroSpeedway, no sul de Berlim, enquanto Dolderer, o herói local, estabeleceu um notável segundo lugar com 1:15.84. O britânico Nigel Lamb foi terceiro com 1:17.24 e o americano Michael Goulian quarto com 1:18.10. Arch ocupou um distante sexto, com um tempo de 1:18.75.

“Acho que esta é uma pista muito interessante”, disse Bonhomme após a conquista do melhor tempo. “É muito fácil pilotar nesta pista pela primeira vez sem nos assustarmos. A experiência neste traçado acabou por se revelar uma agradável surpresa. Mas há uma série de curvas que podem ajudar ou prejudicar o nosso tempo na corrida".

Os pilotos em geral não valorizaram muito os tempos executados durante o seu primeiro treino, uma vez que muitos estiveram a explorar o percurso e a trabalhar certas trajectórias, durante os seus cinco minutos de treino. No entanto todos os pilotos estão particularmente atentos em relação à prestação dos seus opositores - como Dolderer na quinta-feira. No final da sessão de treino na tarde desta sexta-feira - que determina a ordem da Qualificação - todos vão estar a voar em tempos altamente competitivos.

Dolderer, que tem lutado muito nesta temporada, está ansioso para correr em casa este fim-de-semana, frente a um público esperado de 70.000 pessoas. O seu Edge 540 V3 é considerado um dos aviões mais rápidos no campo e Dolderer espera alcançar o segundo pódio da sua carreira, depois de ter obtido o terceiro lugar na corrida no final da temporada de 2009, em Barcelona.

"Estive realmente bem hoje", disse Dolderer, mostrando um largo sorriso, no seu hangar situado no pit lane. "Sinto-me muito confortável aqui. É muito divertido voar nesta pista. Sinto-me muito relaxado e estou apenas a tentar divertir-me aqui. Seria óptimo fazer isto na Super 8 e ainda melhor na Final Four, deste domingo."
 

Mais informação em www.redbullairrace.com


 

Detalhes